Tomando uma Decisão
- Bob Proctor
- 14 de mai. de 2023
- 11 min de leitura

Existe um único movimento mental que você pode fazer que, em um milissegundo, resolverá problemas enormes para você.
Ele tem o potencial de melhorar praticamente qualquer situação pessoal ou comercial que você possa encontrar... e pode literalmente impulsioná-lo no caminho para um sucesso incrível. Temos um nome para essa atividade mental mágica... chama-se DECISÃO.
Decisões, ou a falta delas, são responsáveis pelo rompimento ou fechamento de muitas carreiras. Indivíduos que se tornaram muito hábeis em tomar decisões, sem serem influenciados pelas opiniões dos outros, são as mesmas pessoas cujas rendas anuais se enquadram na categoria de seis e sete dígitos.
No entanto, não é apenas sua renda que é afetada pelas decisões; toda a sua vida é dominada por esse poder.
A saúde de sua mente e corpo, o bem-estar de sua família, sua vida social, o tipo de relacionamento que você desenvolve... tudo depende de sua capacidade de tomar decisões sensatas.
Você pensaria que algo tão importante quanto a tomada de decisões, quando tem um poder de alcance tão grande, seria ensinado em todas as escolas, mas não é. Para agravar o problema, a tomada de decisões não está apenas ausente do currículo de nossas instituições educacionais, mas até recentemente também está ausente da maioria dos programas corporativos de treinamento e recursos humanos disponíveis.
Então, como se espera que uma pessoa desenvolva essa habilidade mental?
Simplesmente, você deve fazê-lo por conta própria. No entanto, acho importante entender que não é difícil aprender a tomar decisões sábias. Armado com as informações adequadas e sujeitando-se a certas disciplinas, você pode se tornar um tomador de decisões muito eficaz.
Você pode praticamente eliminar conflitos e confusões em sua vida tornando-se proficiente na tomada de decisões. A tomada de decisão traz ordem à sua mente e, é claro, essa ordem se reflete em seu mundo objetivo... seus resultados.
James Allen pode ter pensado em decisões quando escreveu, "Pensamos em segredo e acontece. O ambiente é apenas o nosso espelho."
Ninguém pode ver você tomando decisões, mas quase sempre verão os resultados de suas decisões. A pessoa que não consegue desenvolver sua capacidade de tomar decisões está condenada porque a indecisão cria conflitos internos que podem, sem aviso prévio, se transformar em guerras mentais e emocionais.
Os psiquiatras têm um nome para descrever essas guerras internas, é ambivalência. Meu Oxford Dictionary me diz que a ambivalência é a coexistência em uma pessoa de sentimentos opostos em relação ao mesmo objetivo.
Você não precisa de um doutorado em psiquiatria para entender que terá dificuldades em sua vida ao permitir que sua mente permaneça em um estado ambivalente por qualquer período de tempo. A pessoa que permite que ela exista ficará muito desanimada e virtualmente incapaz de qualquer tipo de atividade produtiva.
É óbvio que quem se encontra em tal estado mental não vive; na melhor das hipóteses, eles estão apenas existindo. Uma decisão ou uma série de decisões mudaria tudo.
Uma lei muito básica do universo é “criar ou desintegrar” . A indecisão causa a desintegração. Quantas vezes você já ouviu uma pessoa dizer: “Não sei o que fazer”. Quantas vezes você já se ouviu dizer: “O que devo fazer?”
Pense em alguns dos sentimentos indecisos que você e praticamente todos neste planeta experimentam de vez em quando.

Todo mundo, de vez em quando, experimentou esses sentimentos de ambivalência. Se isso acontece com você com frequência, decida agora mesmo pará-lo. A causa da ambivalência é a indecisão, mas devemos ter em mente que nem sempre a verdade está na aparência das coisas.
A indecisão é uma causa de ambivalência, porém é uma causa secundária, não é a causa primária. Venho estudando o comportamento de pessoas que se tornaram muito proficientes na tomada de decisões por mais de um quarto de século. Todos eles têm uma coisa em comum. Eles têm uma autoimagem muito forte, um alto grau de autoestima. Eles podem ser tão diferentes quanto a noite é do dia em muitos outros aspectos, mas certamente possuem confiança. Baixa auto-estima ou falta de confiança é o verdadeiro culpado aqui.
Os tomadores de decisão não têm medo de cometer erros. Se e quando eles cometerem um erro em sua decisão, ou falham em algo, eles têm a capacidade de dar de ombros. Aprendem com a experiência, mas nunca se submeterão ao fracasso.
Todo tomador de decisão teve a sorte de ter sido criado em um ambiente onde a tomada de decisão fazia parte de sua educação, ou eles próprios desenvolveram a habilidade em uma data posterior. Eles estão cientes de algo que todos, que desejam viver uma vida plena, devem entender: a tomada de decisões é algo que você não pode evitar.
Esse é o princípio fundamental da tomada de decisão.
DECIDE ONDE VOCÊ ESTÁ COM O QUE VOCÊ TEM.
É exatamente por isso que a maioria das pessoas nunca domina esse importante aspecto da vida. Eles permitem que seus recursos determinem se e quando uma decisão será ou poderá ser tomada. Quando John Kennedy perguntou a Werner Von Braun o que seria necessário para construir um foguete que levasse o homem à lua e o trouxesse de volta à Terra em segurança, sua resposta foi simples e direta. “A vontade de fazer.”
O presidente Kennedy nunca perguntou se era possível. Ele nunca perguntou se eles podiam pagar ou qualquer uma das milhares de outras perguntas, todas as quais teriam … naquela época … perguntas válidas.
O presidente Kennedy tomou uma decisão … ele disse, colocaremos um homem na lua e o devolveremos em segurança à Terra antes do final da década. O fato de nunca ter sido feito antes em todas as centenas de milhares de anos da história humana não era nem mesmo uma consideração.
Ele DECIDIU onde estava com o que tinha. O objetivo foi alcançado em sua mente no segundo em que ele tomou a decisão. Era apenas uma questão de tempo … que é governado pela lei natural antes que a meta se manifestasse em forma para o mundo inteiro ver.
Eu estava... apenas algumas horas atrás... em um escritório com três pessoas. Estávamos discutindo a compra de ações de uma empresa. Eu estava vendendo, eles estavam comprando. Depois de um tempo razoável, um dos sócios me perguntou quando eu queria uma decisão. Eu respondi: “Agora mesmo”. Eu disse: “Você já sabe o que quer fazer”. Houve alguma discussão sobre dinheiro. Ressaltei que o dinheiro não tinha nada a ver com isso. Depois de tomar a decisão, você encontrará o dinheiro ... sempre.
Se esse for o único benefício que você recebe dessa mensagem específica sobre a tomada de decisões, grave-o em sua mente. Isso irá mudar sua vida. Expliquei a duas dessas pessoas que nunca deixo o dinheiro entrar em minha mente quando estou decidindo se farei ou não algo. Se eu posso pagar ou não, nunca é uma consideração. Se eu quero ou não é a única consideração. Você pode comprar qualquer coisa, há um suprimento infinito de dinheiro. Todo o dinheiro do mundo está disponível para você, quando a decisão é tomada com firmeza. Se você precisa de dinheiro, você o atrairá.
Estou bem ciente de que muitas pessoas dirão que isso é absurdo. Você não pode simplesmente decidir fazer algo se não tiver os recursos necessários. E tudo bem se for assim que eles escolherem pensar. Eu vejo isso como uma maneira muito limitadora de pensar. Na verdade, provavelmente não está pensando em nada … é muito provável que uma opinião expressada tenha sido herdada de outro membro mais velho de sua família que também não pensava.
Pensar é muito importante. Os tomadores de decisão são grandes pensadores. Você costuma dar muita atenção aos seus pensamentos? … como eles afetam os vários aspectos da sua vida? Embora essa deva ser uma de nossas considerações mais sérias, para muitas pessoas não é. Há um grupo muito pequeno e seleto que faz qualquer tentativa de controlar ou governar seus pensamentos.
Qualquer um que tenha feito um estudo dos grandes pensadores, dos grandes tomadores de decisão, dos realizadores da história, saberá que eles raramente concordavam em algo quando se tratava do estudo da vida humana. No entanto, havia um ponto em que eles concordavam total e unanimemente: “Nós nos tornamos aquilo em que pensamos”.
O que você pensa sobre? Você e eu devemos perceber que nossos pensamentos, em última análise, controlam todas as decisões que tomamos. Você é a soma total de seus pensamentos. Ao assumir o controle neste exato minuto, você pode garantir a si mesmo um bom dia.
Recuse-se a deixar que pessoas ou circunstâncias infelizes e negativas o afetem.
O maior obstáculo que você encontrará ao tomar decisões importantes em sua vida são as circunstâncias. Deixamos que as circunstâncias nos livrem quando deveríamos estar dando tudo o que temos. Mais sonhos são destruídos e objetivos perdidos por causa das circunstâncias do que por qualquer outro fator.
Quantas vezes você já se pegou dizendo: “Eu gostaria de fazer ou ter isso, mas não posso porque...” O que vier depois do “porque” é a circunstância. As circunstâncias podem causar um desvio em sua vida, mas você nunca deve permitir que elas o impeçam de tomar decisões importantes.
Napoleão Hill disse: “As circunstâncias, eu as crio”.
Da próxima vez que você ouvir alguém dizer que gostaria de passar férias em Paris, ou comprar um determinado automóvel, mas não pode porque não tem dinheiro, explique que não precisa do dinheiro até que tome a decisão de ir a Paris ou comprar o carro. Quando a decisão for tomada, eles descobrirão uma maneira de obter a quantia necessária. Eles sempre fazem. Muitos indivíduos equivocados tentam algo uma ou duas vezes e, se não acertam na mosca, sentem que são um fracasso. Falhar não torna ninguém um fracasso, mas desistir certamente sim, e desistir é uma decisão. Seguindo essa forma de raciocínio, você teria que dizer que, quando toma a decisão de desistir, toma a decisão de fracassar. Todos os dias na América, você ouve falar de um jogador de beisebol assinando um contrato, que lhe pagará alguns milhões de dólares por ano.
Todos se lembram de Babe Ruth pelos 714 home runs que ele acertou e raramente mencionam que ele rebateu 1.330 vezes.
Charles F. Kettering disse, e cito: “Quando você está inventando, se for reprovado 999 vezes e tiver sucesso uma vez, você está dentro”.
Isso é verdade para praticamente qualquer atividade que você possa citar, mas o mundo logo esquecerá seus fracassos à luz de suas realizações. Não se preocupe em falhar, isso o fortalecerá e o preparará para sua grande vitória. Vencer é uma decisão. Muitos anos atrás, perguntaram a Helen Keller se ela achava que havia algo pior do que ser cega. Ela rapidamente respondeu que havia algo muito pior. Ela disse: “A pessoa mais patética do mundo é aquela que tem visão, mas não tem visão”. Concordo com Helena Keller.
Aos 91 anos, JC Penny foi questionado sobre como estava sua visão. Ele respondeu que sua visão estava falhando, mas sua visão nunca esteve melhor. Isso é realmente ótimo, não é?
Quando uma pessoa não tem visão de uma vida melhor, ela automaticamente se fecha em uma prisão; limitam-se a uma vida sem esperança. Isso freqüentemente acontece quando uma pessoa tentou seriamente, em várias ocasiões, vencer, apenas para fracassar repetidas vezes. Falhas repetidas podem prejudicar a autoimagem de uma pessoa e fazer com que ela perca de vista seu potencial. Eles, portanto, decidem desistir e se resignar ao seu destino.
Quando uma pessoa não tem visão de uma vida melhor, ela automaticamente se fecha em uma prisão; limitam-se a uma vida sem esperança. Isso freqüentemente acontece quando uma pessoa tentou seriamente, em várias ocasiões, vencer, apenas para fracassar repetidas vezes. Falhas repetidas podem prejudicar a autoimagem de uma pessoa e fazer com que ela perca de vista seu potencial. Eles, portanto, decidem desistir e se resignar ao seu destino.
Dê o primeiro passo para prever seu próprio futuro próspero. Construa uma imagem mental de exatamente como você gostaria de viver. Tome uma decisão firme de manter essa visão e maneiras positivas de melhorar tudo começarão a fluir em sua mente.
Muitas pessoas têm uma bela visão de como gostariam de viver, mas como não conseguem ver como farão tudo acontecer, abandonam a visão. Se soubessem como iriam conseguir ou fazer, teriam um plano, não uma visão. Não há inspiração em um plano, mas com certeza há em uma visão. Quando você obtiver a visão, congele-a com uma decisão e não se preocupe sobre como você fará isso ou de onde virão os recursos. Carregue sua decisão com entusiasmo... isso é importante. Recuse-se a se preocupar sobre como isso vai acontecer.
TOMADA DE DECISÃO ANTECIPADA
Fazemos reservas antecipadas quando voamos para algum lugar – isso é bastante comum. Fazemos reservas antecipadas para eliminar qualquer confusão ou problema quando chegar a hora da viagem. Fazemos o mesmo com o aluguel de um carro, pelo mesmo motivo.
Pense nos problemas que você eliminará ao tomar muitas das decisões que deve tomar... com bastante antecedência. Vou te dar um excelente exemplo. No momento em que preparo esta mensagem é o Ramadã, uma época em que todos os muçulmanos praticantes jejuam. Eu estava em um escritório ontem em Kuala Lumpur e me perguntaram se eu gostaria de uma xícara de chá ou café. Respondi que gostaria de uma xícara de chá. A senhora ao meu lado foi então questionada se ela gostaria de um copo e ela respondeu … “Não, estou em jejum.” Quando ela foi questionada, ela não teve que decidir se queria alguma coisa ou não. Se ela estava com sede ou não, não era uma consideração.
O mesmo conceito funciona com uma pessoa quando ela está em uma dieta para perder peso. Suas decisões são tomadas com antecedência. Se lhes oferecerem uma grande fatia de bolo de chocolate, eles não precisam dizer: "Puxa, isso parece bom... Será que devo fazer isso?" A decisão é feita com antecedência.
Há muito tempo, tomei a decisão de não participar de discussões sobre por que algo não pode ser feito. A única compensação que você receberá por participar ou dar energia a esse tipo de discussão é algo que você não deseja. Sempre acho incrível o número de pessoas aparentemente inteligentes que persistem em arrastá-lo para essas sessões negativas de brainstorming. Em um piscar de olhos, essas pessoas dizem que desejam seriamente atingir um objetivo específico. E, na próxima respiração, eles começam a falar sobre por que não podem. Pense em quanto mais da vida eles aproveitariam ao tomar a decisão de não participar mais desse tipo de energia negativa.
O psicólogo humanista, Dr. Abraham Maslow, que dedicou sua vida a estudar pessoas auto-realizadas, afirmou muito claramente que devemos seguir nosso guia interior e não ser influenciados pela opinião dos outros ou circunstâncias externas. A pesquisa de Maslow mostrou que os tomadores de decisão na vida tinham várias coisas em comum; mais importante, eles fizeram um trabalho que sentiram que valeu a pena e foi importante. Eles achavam o trabalho um prazer e havia pouca distinção entre trabalho e diversão. O Dr. Maslow disse que, para ser auto-realizado, você não deve apenas fazer o trabalho que considera importante, mas deve fazê-lo bem e apreciá-lo.
O Dr. Maslow registrou que esses executores superiores tinham valores, aquelas qualidades em suas personalidades que eles consideravam valiosas e importantes. Seus valores não foram impostos pela sociedade, pais ou outras pessoas em suas vidas. Eles tomaram suas próprias decisões. Assim como seu trabalho, eles mesmos escolheram e desenvolveram seus valores.
Sua vida é importante e, na melhor das hipóteses, a vida é curta. Você tem o potencial para fazer qualquer coisa que escolher e fazê-lo bem. Mas, você deve tomar decisões e quando chegar a hora de uma decisão, você deve tomar sua decisão onde você está com o que você tem.
Deixe-me deixá-lo com as palavras de dois grandes tomadores de decisão, William James e Thomas Edison. William James sugeriu que, em comparação com o que deveríamos ser, estamos usando apenas uma pequena parte de nossos recursos físicos e mentais. Afirmando esse conceito de forma ampla, o indivíduo humano, portanto, vive muito dentro de seus limites. Ele possui poderes de vários tipos, que habitualmente deixa de usar.
Anos depois, Thomas Edison disse, e cito: “Se todos fizéssemos as coisas de que somos capazes de fazer, literalmente nos surpreenderíamos”.
Ao tomar uma decisão simples, as maiores mentes do passado estão disponíveis para você. Você pode literalmente aprender como transformar seus sonhos mais loucos em realidade.
Use esta informação valiosa e reconheça a grandeza que existe dentro de você.
Você tem recursos ilimitados de potencial e habilidade esperando para serem desenvolvidos. Comece hoje, clicando aqui, nunca há tempo melhor do que o presente.
Seja tudo o que você é capaz de ser.
Seja a Benção que Você Deseja!
Seja a Luz!
Seja Melhor a cada Dia!
Texto original em Inglês: https://www.proctorgallagherinstitute.com/tips-and-tools/decision-making?utm_medium=PGI%20Site&utm_source=Tips-Tools&utm_campaign=Decision%20Making
Comments