
IMPLANTAR OU TROCAR UM SISTEMA ERP DE GESTÃO
NÃO DEVE SER UM PROBLEMA...
DEVE SER A SOLUÇÃO DELES!
Se a sua empresa está sofrendo com problemas relacionados com a organização das informações e a transmissão delas entre os diferentes setores da sua empresa, o momento é ideal para a implantação ou substituição de um sistema ERP.
Antes de tudo, busque entender se o ERP realmente é a solução que a sua empresa precisa no momento. Conheça as funções da ferramenta para que elas possam atingir suas expectativas da melhor forma e reflita se o valor necessário para instalar o sistema ERP é viável para seu orçamento, se o tempo que será economizado, e a praticidade que isso lhe trará, compensarão o valor do investimento na nova ferramenta.
Como sei se está na hora de trocar ou substituir meu sistema?
Se você não tem mais controle sobre as contas e até perde prazos de pagamento e lançamentos importantes, precisa de informações mais claras e mais precisas, deseja agilizar alguns processos em sua empresa, talvez seja o momento perfeito para substituir ou implantar um sistema de Gestão. Além disso, você também terá uma grande oportunidade para gerenciar melhor a relação com os clientes e trazer mudanças que possam beneficiá-lo diretamente. A relação com o público é essencial para entender como chegar a ele de forma mais eficiente e precisa, diminuindo custos e maximizando os resultados.
A implantação ou a substituição de um sistema ERP começa com a escolha do software adequado para o ramo de atividade do negócio e com as funcionalidades que ajudarão a potencializar os objetivos da empresa, assim como reduzir os gargalos existentes em qualquer gestão.
Seu principal objetivo é automatizar rotinas empresariais para que processos sejam padronizadas e o fluxo de informação seja integrado, entre todos os setores da organização.
Por meio de um sistema ERP, é possível monitorar resultados, diminuir custos operacionais, aumentar a eficiência produtiva, antever cenários e otimizar o gerenciamento de uma organização.
Ele também serve para garantir que as rotinas sejam limitadas hierarquicamente às funções desempenhadas por cada colaborador da empresa, podendo ser criados perfis de usuários com acesso restrito às áreas predeterminadas pelo usuário master do sistema.
O Processo de Implantação ou Troca de um Sistema de Gestão ERP passam por essas etapas:
Indentificação da necessidade de implantar ou substituir o ERP
Planejamento da pesquisa e escolha do novo sistema
Escolha do fornecedor ideal e de preferência do segmento
Escolha um sistema que aceite "pequenas" adaptações
Análise todo o investimento necessário
Planeje a adaptação dos seus processos e da sua equipe
Prepare a sua equipe antes de começar a mudança
Tenha consciência de que irão aparecer problemas neste processo
Mantenha sua equipe altamente engajada e motivada com a mudança
Monitore os resultados, teste os processos até darem certo.
Evite os erros mais comuns na implantação
ou substituição do novo sistema de Gestão ERP
Todo processo de mudança passa por diversos obstáculos que deixam a transição um pouco mais difícil e estressante, mas há sempre uma forma de superá-los e aprender com os erros.
Se você não reconhece e repara os erros antes da implantação, o sistema acaba se tornando um ESTORVO e uma tremenda DOR DE CABEÇA ao invés de ser uma ferramenta de otimização, organização e maximização de resultados.
Os erros mais comuns são:
Falta de Planejamento
Desatenção nas modalidades de licenciamento
Desatenção nas modalidades de armazenamento
Desconhecimento das "adaptações" necessárias
Desconhecimento das possíveis configurações do novo sistema
Equipe despreparada e mal treinada
Escolher um software inadequado as necessidades da empresa